o SPAM mais criativo da história

Como jornalista que cobre a área econômica – principalmente o setor bancário e a área de TI escrevo sobre a prática do phishing pelo menos uma vez por semana. Sobre hackers e tentativas de roubos online então, nossa, a conta ultrapassa os 5 por semana.

Por isso, e porque sou uma curiosa incurável, sempre presto atenção nas mensagens de SPAM. Acho muito engraçado a maneira com que recebo, no meu email pessoal, mensagens de bancos dos quais não sou correntista me avisando de “um problema com a sua senha/cadastro” ou, até mesmo, promoções para eu aumentar membros do meu corpo os quais não possuo. Sem contar que, cara, existem muitos erros ortográficos bizarros nesses emails pretensamente oficiais.

Dessa vez, recebi no meu email corporativo uma dessas mensagens que podem ser consideradas como um pulo para o phishing ou pelo menos para um hacker descobrir algumas das minhas informações. De tão incrível e mirabolante, vou reproduzir abaixo o email, com meus comentários em itálico, lógico.

“Bom dia,

Meu nome é o Sr. Moisés um funcionário auditoria financeira Banco Accra Ghana (cidade do banco existe, o banco? não, mas tudo bem. Ah, e por que, raios, alguém se apresentaria como Sr. PRIMEIRO NOME, eu não sei). Preciso de sua ajuda, porque não há necessidade de um parceiro estrangeiro neste negócio, é por isso que eu estou entrando em contato. No meu departamento descobriu uma soma abandonada de 5,5 milhões de Euros (5.500.000 Euros) , em uma conta que pertence a um dos nossos clientes estrangeiros tarde Engenheiro Fernando A.  um brasileiro que, infelizmente, perdeu a vida em um jato comercial companhias aéreas TAM caiu em São Paulo, terça-feira, julho 17,2007 e pegou fogo depois de derrapar fora de uma pista e barril em uma estrada movimentada (ah, ok, então tinha 5,5 mi de euros no banco, sem ninguém mexer, por seis anos, e ninguém fez nada com eles? ok. acreditaria nisso caso, sei lá, não entendesse como os bancos funcionam).

Todas as 176 pessoas a bordo podem ter morrido no que seria pior desastre aéreo do Brasil, e pelo menos 15 foram mortos no chão. Você pode ler mais sobre o acidente por visitar este site que tenho durante a minha pesquisa, por favor, tente ir através do site.http://chinadaily.com.cn/world/2007-07/18/content_5438453.htm [1] [2] … http://www.washingtonpost.com/wp-srv/photo/gallery/070718/GAL-07Jul18-81

(sacana é usar sites e uma notícia verdadeira. e muito triste para inventar uma história, mas é outro o caso)

Uma vez que temos informações sobre a sua morte, nós estávamos esperando por seus familiares ou parentes para vir (sic) e reclamar o seu dinheiro, porque não podemos liberá-lo a menos que alguém se aplica para ele como parente mais próximo ou relação com o falecido, como indicado em nossas diretrizes bancárias.

Primeiro vou transferir e depositar € 2,5 milhões de euros na sua conta bancária antes do resto de € 3 milhões de euros que eu planejo para a transferência para sua conta bancária como parente mais próximo à tarde Engenheiro Fernando A.(ah, de fato, exite um Fernando Antonio que é engenheiro E morreu durante o desastre da TAM. o coitado deixou duas filhas, lá no RS. )
Por isso, eu procuro o seu consentimento para apresentá-lo aqui como o parente mais próximo do falecido (você conhece algum Fernando A.? Pois é, nem eu. Mesmo se acreditasse em toda a história, me recusaria a receber a grana de alguem que nunca vi na vida como se fosse a sua parente) , pois você está em vantagem para receber esse dinheiro e também um estrangeiro também. Vou lhe dar mais detalhes quando eu receber a sua resposta.

Obrigado e aguardando sua resposta urgente.

Atenciosamente,
Sr. Moisés.

O que deveria responder para ele?

Um pensamento sobre “o SPAM mais criativo da história

  1. Eu recebi um bem parecido… Pena que o meu era de valor mais baixo rrsrsrs.. Vou colar aqui:
    Ao final, faço meu comentário…

    “Querido amigo

    O negócio é no meu cliente final que tem nome parecido com quem você costumava ser um contrato de empresa de petróleo / cliente bussinessman.Este Sr. FULANO DE TAL morreu deixando 8500 mil dólares USD para o nosso banco , e desde então o banco está preocupado com o depósito eo banco me ( como o gerente de contas para o cliente final ) pediu para encontrar qualquer relação entre o cliente final para reivindicar o depósito. Mas eu sei que não final das Vários clientes FULANO DE TAL com toda a sua família.Este imediato é por isso que eu tenho que realizar uma pesquisa na internet para ver se consigo arranjar alguém com nomes semelhantes para que eu possa apresentá-lo para o banco como os clientes acabam parente mais próximo , para que possamos reivindicar o dinheiro . Então, eu tenho contato com você porque a diretoria do banco tem me emitiu um aviso para fornecer o parente mais próximo do cliente falecido ou o banco irá confiscar o depósito do governo ou banco tesouraria.
    Porque eu não gostaria que o banco de confiscar o depósito e desde que eu tenha tido sucesso em localizar os parentes para os últimos 5 anos , quero buscar o seu consentimento para apresentá-lo como o parente mais próximo do cliente falecido para que os recursos desse depósito pode ser liberado para você como o fim FULANO DE TAL parente mais próximo . Após a transferência bem sucedida, você e eu vamos dividir o dinheiro quando eu chegar ao seu país.
    Tudo que eu preciso é a sua cooperação honesta para que possamos ver este negócio através . Eu garanto que este negócio será executado em todos arranjo legítimo , que vai nos proteger de qualquer violação da lei. Eu não estou entrando em contato porque você sabe ou você está relacionado a esse tempo FULANO DE TAL, portanto, você está ciente de que todos os meus esforços para localizar qualquer membro da família imediata da tarde FULANO DE TAL provou unsucessful , e é por isso II ter contactado você para continuar o negócio com você (eu espero que você entenda melhor agora ) . Quero garantir-vos que eu não apenas acordar e decidir fazer isso , eu fiz meu dever de casa antes de entrar em contato com você e eu asure que isso não é uma piada. Eu trabalho com o Banco em Abidjan Cote d ‘ Ivoire , sou atualmente o diretor dos meus registros bancários . Eu tenho trabalhado com este banco por mais de 10anos agora e eu quero garantir-vos que eu tenho certeza que esse negócio vai funcionar.
    Você deve ir em frente e enviar as informações / datas (ou seja: o seu nome completo , endereço, data de nascimento) Quando eu receber as informações , vou trabalhar no arquivo original do cliente falecido para preencher seus dados o mais próximo possível os novos parentes e , em seguida, transmitir-lhe a forma que você vai enviar para o nosso banco oficialmente para as reivindicações . Eu realmente quero que tratemos tudo sobre essa transação com o máximo sigilo , porque eu não vou aceitar o envolvimento de terceiros neste negócio.
    Obrigado por sua compreensão.
    Sua sinceridade .
    Emmanuel Williams.”

    FULANO DE TAL É substituído pelo meu nome, que o cara pegou quando respondi ao e-mail dele pela primeira vez. Como eu respondi com um nome qualquer, ele fez todas as alterações do nome…
    Pelo que voces podem ver,,, É uma péssima tradução do inglês, mas li tudo mesmo assim… Apesar de gostar muito de ganhar dinheiro, recusei essa proposta, até por que estou na internet desde 1996 e já vi de tudo que os caras inventam pra nos roubar.
    Quem é honesto jamais cairá num golpe desses. Mesmo assim, fiquem atentos!

    Abraço

    Leandro

Deixe um comentário

